MITOS E VERDADES DO MARKETING DIGITAL

  14 de janeiro, 2023  Outros 

Cada vez mais as empresas estão explorando todas as possibilidades que a Internet tem a oferecer. Isso é ótimo, pois permite que pequenos negócios tenham visibilidade e oportunidades que no mercado tradicional seria muito difícil alcançar. No entanto, por ser um campo muito recente, há muito desencontro de informações sobre Marketing digital. Por isso, listamos aqui alguns dos principais mitos e verdades que rondam as possibilidades do universo digital:

EP01 . Marketing digital é barato

PARCIALMENTE VERDADE

Colocamos este item em primeiro lugar justamente porque é o mais polêmico quando o assunto é Marketing digital. É necessário esclarecer que um investimento sólido em comunicação on-line exige tempo, conhecimento e profissionais que realmente saibam o que estão fazendo. Para contar com esse tipo de serviço, investimentos serão necessários. No entanto, o Marketing digital ainda pode ser considerado mais barato se comparado às mídias tradicionais, como anúncios em revistas e comerciais de TV. Quantas marcas você conhece que foram construídas com uma boa presença digital? E quantas delas talvez não teriam a possibilidade de crescer e aparecer há 20 anos? Claro que para chegar aonde estão estas marcas não deixaram o “sobrinho” fazer o site e postar no Facebook. Houve uma estratégia clara e muito esforço para alcançar este sucesso. E é claro, investimento.

EP02 . A marca deve estar presente em todas as redes sociais

MITO

A verdade é simples: a sua empresa deve estar aonde o público dela está. Seus clientes e influenciadores de compra estão no Facebook? Crie uma página. Você vende produtos de forte apelo visual? Então talvez Instagram e Pinterest devam fazer parte da sua estratégia. Não se deixe levar pelos aplicativos “do momento”, pois nem sempre eles serão fortes aliados da sua empresa e da sua estratégia. Isso sem contar que muitos deles podem acabar não vingando e acabando no esquecimento. Se for para ter apenas um perfil em rede social que não recebe atualização, é melhor nem ter.

EP03 . Ter um site responsivo é importante

VERDADE

A regra do Google é clara: sites que não se adaptarem a diferentes dispositivos, como tablets e smartphones, terão a sua nota rebaixada nos mecanismos de busca. E não é preciso ser um gênio em SEO para saber que sites que não aparecem entre os primeiros resultados de busca do Google têm possibilidades mínimas de serem acessados. Se você não sabe se o seu site é responsivo, faça o teste: acesse-o por um smartphone, uma tela menor ou simplesmente diminua o tamanho da janela do seu navegador. Se ele não se adaptou ao novo tamanho, está na hora de fazer um novo site que seja responsivo.

EP04 . E-mail marketing é uma forma eficiente de comunicação

PARCIALMENTE VERDADE

Há muita discussão em torno da eficácia do uso de e-mail marketing nas estratégias digitais. Boa parte das pessoas tende a torcer o nariz para esta modalidade de comunicação quando se lembra dos spams recebidos com materiais que não são do interesse delas. No entanto, com a qualificação e segmentação de público, hoje em dia as pessoas se inscrevem para receber novidades e promoções via e-mail. Não é uma verdade absoluta para todas as marcas, mas quem oferece vantagens aos seus “assinantes” certamente colhe frutos deste tipo de comunicação. Há também estudos que apontam que 72% das pessoas preferem receber conteúdos promocionais por e-mail do que via redes sociais. Além disso, empresas que utilizam e-mail marketing para nutrir leads geram 50% mais contatos qualificados a um custo 35% menor. A sua empresa está entre elas?

EP05 . Quanto mais curtidores no Facebook, melhor

MITO

É o sonho de toda empresa ver o número de curtidores da sua página ultrapassar os milhares, senão, milhões de curtidores. Mas apenas ter muitas curtidas não significa que todas estas pessoas estejam vendo o seu material e, muito menos, consumindo o seu produto. Com o passar do tempo, as redes sociais mudam seus algoritmos para que as pessoas recebam apenas material que seja importante para elas. E como as redes sociais sabem qual material é importante? Pelo número de interações de determinado usuário com uma página. Por isso, mais importante do que ter muitos curtidores, é fazer com que eles se envolvam com o seu material. Isso pode ser feito por meio de curtidas em publicações, comentários e compartilhamentos. De nada adianta ir atrás de meios duvidosos para obter curtidores se eles não representam o seu público. Envolvimento é a palavra de ordem.

EP06 . Inbound Marketing é só criar e-books

MITO

Para quem não está acostumado com o termo, o Inbound Marketing também é chamado de “Marketing de atração” porque tem a lógica contrária das estratégias convencionais, em que a empresa busca o cliente. No Inbound, é o público que vai atrás da sua marca porque ela traz informações relevantes para o consumidor. Essa “atração” é feita por meio da produção de conteúdo. Os e-books são apenas uma possibilidade dentre várias para produzir material relevante ao seu público. Este conteúdo pode ser apresentado na forma de posts em blogs, redes sociais, manuais, tutoriais, webinars e, é claro, os livros virtuais ou e-books.

Continue acompanhando aqui no blog, e nas redes sociais, outras “temporadas” dessa série! 🙂

Via: ComunicaStore

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.