O que é Marketing de Nicho e por que você deveria se importar?

  7 de junho, 2021  Outros 

O Marketing de Nicho tem foco em um público específico e segmentado. Entre suas vantagens estão a redução do custo de divulgação, a menor competitividade e a promoção da marca por meio de consumidores fiéis.

De uns anos para cá, estamos cada vez mais ouvindo falar de diferentes tipos de marketing. E isso não é à toa.

Novas empresas, tecnologias e tendências surgem a cada dia, ou seja, é preciso adaptar as estratégias de marketing para garantir que diferentes grupos recebam a sua mensagem.

Uma dessas adaptações de estratégia deu origem ao Marketing de Nicho, que pode ser muito útil para pequenas empresas que estão começando agora ou até mesmo para grandes empreendimentos que querem atingir uma nova audiência.

Neste post, você verá por que deve se importar com isso. Acompanhe:

O que é Marketing de Nicho?

O Marketing de Nicho foca em um pequeno segmento, que tenha distinções suficientes para que se trabalhe com as especificidades do público. Essa estratégia traz grandes benefícios para quem a utiliza, pois quanto mais específico for seu público, maiores são as chances de a empresa se dedicar a atender as necessidades da audiência.

Quais são as vantagens do Marketing de Nicho?

O Marketing de Nicho pode ser bastante vantajoso para quem o usa. A seguir, conheça alguns dos principais benefícios de apostar nessa estratégia.

Reduzir custos de divulgação

Quem trabalha com anúncios online sabe que quanto mais segmentado o anúncio, menor é o custo do clique. Ter um público bem específico funciona como uma garantia de que os seus custos com divulgação online sempre serão os menores dentro do possível.

Menor competitividade

A grande ideia do Marketing de Nicho é explorar uma audiência por meio de necessidades específicas.

Não é muito difícil, por exemplo, achar uma sorveteria. Mas a coisa muda de figura quando falamos de uma sorveteria vegana.

Os 2 tipos de estabelecimento ainda são sorveterias, mas não há realmente uma concorrência entre eles por conta do foco do produto.

Consumidores fiéis que promovem a marca

Há alguns fatores que garantem essa vantagem. Ter uma concorrência menor faz com que a atenção do público fique menos fragmentada, ou seja, você terá mais chances de conquistar clientes.

O 2º fator é que, uma vez que você prove a qualidade do seu produto e do seu atendimento, a própria comunidade fará a propaganda para você, visto que as opções de mercado são mais escassas.

Um exemplo disso é a divulgação de uma sorveteria vegana em São Paulo por um portal para veganos. Pessoas de um determinado nicho geralmente têm amigos com gostos parecidos, então, isso pode acontecer em conversas casuais, em grupos do Facebook ou em portais como o mencionado.

Por fim, como a sua empresa é uma das poucas opções que se destaca naquele segmento, é normal que o seu público volte a fazer compras com ela.

Fácil adaptação de acordo com a audiência

Ao resolver focar em uma audiência específica, você não precisa se preocupar em agradar o maior número de grupos diferentes ao mesmo tempo.

Isso significa que o seu negócio pode dar mais importância às críticas e às sugestões do público para continuar inovando e fazendo o seu nome dentro da comunidade.

Fonte: Rock Content

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.