PERSONA: O QUE É, E SEUS BENEFÍCIOS

  24 de fevereiro, 2022  Outros 

No marketing, fala-se que persona é uma estratégia de mercado. A persona é usada como ferramenta para criar uma espécie de perfil sobre quem seria o seu cliente ideal, identificando seu público-alvo.

Você gostaria de criar uma persona perfeita para entender o seu público-alvo?

Se você está com a ideia de lançar um produto no mercado ou quer entender melhor quem são seus clientes e o comportamento deles você deve considerar criar uma persona.

Conhecer e compreender quem já adquiriu um produto ou serviço seu ou quem pode ser um cliente em potencial é essencial para melhorar seus resultados, aumentar suas vendas e ter mais sucesso na empresa.

O Que é Persona? Significado

No dicionário Cambridge, persona é um tipo de personagem que difere do caráter real de uma pessoa, como se fosse uma representação.

Por sua vez, o site Dicio traz uma definição mais sucinta, mas bastante parecida.

“Figura ou imagem que um indivíduo assume e apresenta aos demais.”

Outros dicionários falam em persona como uma espécie de representação de fachada, ou seja, o que um indivíduo aparenta na sociedade, a personalidade que projeta em público.

No marketing fala-se que é uma estratégia de mercado.

Isso quer dizer que a persona é usada como ferramenta para criar uma espécie de perfil sobre quem seria o seu cliente ideal, identificando seu público-alvo.

Para que serve uma persona no marketing?

Dentro do marketing, a persona ajuda a definir a linguagem e o tom que serão utilizados na comunicação da marca.

Ainda, essa definição do cliente ideal pode ser útil para guiar a produção de conteúdo e chamar atenção do público.

Ou seja, não existe uma única parte das ações de marketing que não pode ser otimizada pelo estudo e construção da persona de quem compra seus produtos.

Qual seria a diferença entre personas e público-alvo?

Você já tem uma boa ideia do que significa persona com base nas definições dadas acima, mas talvez esteja em dúvida sobre qual a real diferença entre persona e público-alvo.

Essas duas definições realmente podem ser parecidas e gerar muita confusão.

Muita gente acredita que persona é sinônimo de público-alvo ou que persona seria um pequeno perfil sobre um cliente que serviria de modelo para os outros e não é bem por aí.

Para não cometer erros e criar um perfil de persona poderoso, entenda qual é de fato a diferença entre persona e público-alvo!

O que é a persona de uma marca?

No marketing de conteúdo é comum usar todas as estratégias possíveis que você tiver à sua disposição para aumentar a quantidade de pessoas que conhecem seu produto ou serviço.

A ideia é sempre tornar sua empresa mais conhecida no mercado, seja para prospecção de mais clientes, seja para ganhar reputação e credibilidade frente à concorrência.

É sempre importante realizar pesquisas frequentes para conhecer seu público-alvo e assim alinhar e direcionar conteúdos relevantes criados de forma específica para esse público.

Uma das formas mais eficazes para obter isso é compreendendo os desejos de compras do seu público, dentre outros detalhes e informações inclusive pessoais desse público.

As personas ou avatares, no marketing, seriam, portanto, um perfil de comprador que sintetizam qual seria o cliente ideal.

Trata-se de personagens fictícios, mas que podem ter características dos seus clientes reais. São criados com base em pesquisas de pessoas reais que auxiliam na tomada de decisão.

A persona é aquela pessoa que você quer atingir, que você quer fidelizar como cliente e que tem tudo a ver com sua marca, produto.

A criação de uma persona leva em conta uma série de informações detalhadas e, inclusive pessoais, como idade, localização, renda, informações demográficas, mas também sobre interesses, preocupações, sonhos, motivos para comprar, dores, dentre outras.

Quanto mais completo for o perfil de uma persona, melhor será para você alcançar o seu objetivo.

Público-Alvo

Agora que você entendeu melhor o que é persona, vamos entender melhor o conceito de público-alvo.

O público-alvo é a representação dos clientes que você quer atingir.

São pessoas de uma sociedade que tem características em comum, que geralmente são: pessoas com uma mesma educação, classe social, gênero, idade, nacionalidade, localidade e, às vezes, até uma mesma profissão, dependendo de qual o produto ou serviço oferecido pela sua empresa.

Costuma ser uma descrição breve do seu público.

Diferente da persona, que é mais aprofundada, levando em consideração uma série de detalhamentos.

OS BENEFÍCIOS DE CRIAR UMA PERSONA

Toda empresa quer ter resultados mais eficientes, certo?

Uma das formas de você conseguir criar um conteúdo mais atrativo e útil, que não será desperdiçado é, através, de uma persona.

Ter mais informações sobre seu público fará com que você crie conteúdo direcionado, interessante, relevante que irá despertar o interesse das pessoas.

Definir de forma exata sua persona ajuda a segmentar melhor os seus anúncios. O que isso quer dizer na prática? Que você irá reduzir custos com links patrocinados e aumentar suas chances de leads!

Quer coisa melhor?

Toda empresa quer diminuir custos de investimento, aumentar vendas e criar uma persona perfeita vai te ajudar nisso.

Entenda porque isso acontece: ao segmentar seu público com uma persona, você gasta energia e direciona seus esforços para pessoas que realmente têm interesse por seu produto ou serviço.

Assim você evita de gastar tempo com um público não interessado com o que você tem a oferecer. Com isso você cria conteúdos melhores e voltados para seu público específico.

O Facebook Ads e Google Ads tem cada vez mais ferramentas otimizadas para segmentação do público.

Isso facilita na hora de criar campanhas voltadas para seu público com base numa lista com informações mais completas e definidas seja demográficas ou psicográficas.

Lembre-se que seu objetivo principal é sempre se destacar e resolver as necessidades do seu público.

Resolver os problemas e necessidades significa felicidade para o consumidor e mais lucro para você.

Por isso, não deixe de usar essa estratégia para o sucesso dos seus negócios. Comece agora mesmo!

Via: Neil Patel

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.